top of page

Como liberar espaço para fazer um Home Office?

Atualizado: 31 de mar. de 2021

Com a necessidade de montar um escritório em casa em um espaço privado e tranquilo pode ser um desafio, ainda mais em uma casa pequena. Veja algumas dicas de como transformar um espaço em um canto perfeito para se concentrar no trabalho remoto.


Escritório Home Office

No cenário trazido pelo COVID-19, onde aglomeração e contato são evitados, muitas atividades estão sendo repensadas. Transporte público, escritório em centros comerciais, equipes reunidas pessoalmente, refeitórios, todas essas coisas e mais se tornaram prejudiciais e levam empresas e empregados a buscarem alternativas.


O Home Office é cada vez mais comum e mais viável, empresas estão se adaptando e colaboradores também. Embora haja inúmeras vantagens em implantar esse sistema de trabalho remoto, como tempo e economia, existem desafios que requerem soluções criativas. Conseguir manter a produtividade em casa, um ambiente compartilhado com a família pode ser algo difícil.


Para tentar solucionar os desafios de ter um Home Office eficiente e transformar as horas de trabalho em um momento de produtividade e foco, o espaço é um dos principais pontos a serem pensados.


Encontre o local perfeito

Obviamente a dificuldade de encontrar o local ideal para montar um escritório em casa vai depender do tamanha da casa ou apartamento e quanto quartos essa possui. A regra é buscar um quarto ou um canto que não tenha circulação de pessoas e que iniba distrações.


Muitas lares possuem um quarto separado onde acumulam pertences que não utilizam com frequência, ou seja, um quarto ou canto da bagunça. As pessoas muitas vezes pensam que a única solução é se livrar dos itens ou encontrar um lugar maior, o que pode sair muito caro.


Felizmente, existe uma solução menos drástica do que se livrar de vários pertences guardados ou gastar mais em um espaço maior. Alugar um espaço em um self storage, como o Guarde e Estoque traz inúmeras vantagens, como segurança, economia, organização, limpeza e versatilidade.



Espaço para Home Office

Organização e arejamento

Encontramos o lugar perfeito para instalar o escritório, a próxima preocupação é assegurar que o lugar é funcional e organizado. Uma coisa é colocar a cadeira, mesa e notebook em um canto da sala de estar, outra é um escritório que proporciona uma facilidade para quem está trabalhando de se sentir confortável por longos períodos.


Em cima da sua mesa há inúmeros itens de decoração? As gavetas estão cheias de equipamentos eletrônicos não relacionados à sua função? Caixas de roupas e outros móveis estão ocupando parte da sua sala? Todas essas coisa e mais tiram o profissionalismo e funcionalidade do seu Home Office e eventualmente iram se mostrar como um incômodo, por isso tentar algumas dessas soluções pode ajudar:

  • Limpar e jogar no lixo para evitar acumular coisas

  • Doar o que ainda puder ser utilizado

  • Guardar em um self storage o que tiver valor, mas não necessita usar sempre



Home Office Escritório

Decoração

A Exame detalha como seria a abordagem certo para pensar na decoração:

Pensar na decoração de um home office pode ser uma tarefa um tanto quanto confusa. Isso porque um escritório em casa não se parece muito com um escritório comum, montado num espaço de arquitetura comercial.
Também não pode ser interpretado como um espaço qualquer da casa. Ele deve ter seu projeto pensado de uma forma muito particular.
Se o home office foi montado em um quarto de hóspedes, seria ideal que a decoração no local seja neutra, assim se ajusta a ambas as atividades sempre que preciso.
Mas têm pessoas que precisam se estímulo para criar, então em seu mini home office talvez devesse ficar num local mais privativo, silencioso, bem colorido, com imagens de tudo aquilo que lhe inspiram.

Home Office

A própria Exame continua:

Combina muito bem com decorações de home offices placas em MDF com palavras e citações de incentivos. Murais para recados – lugar perfeito para anotar todas as tarefas da semana.
Exposição de livros e miniaturas de protótipos de trabalhos do profissional. Molduras com seus diplomas e certificados mais importantes. Caixas decorativas com material de escritório. E uma luminária articulada de bancada.

Comments


bottom of page